Alergias

Alergia à poeira: o que é e como aliviar os sintomas?

26/09/2024

Entenda o que é, as causas de alergias à poeira e como aliviar os sintomas e evitar crises, cuidado da casa + medicamentos adequados.

Imagem do post Alergia à poeira: o que é e como aliviar os sintomas?


Você reage com espirros seguidos, coriza, coceira no nariz, nos olhos e na garganta e lacrimejamento quando faz a limpeza de um ambiente muito sujo ou visita uma casa antiga? Sim? Então, talvez você tenha alergia à poeira.

A reação provoca a inflamação da mucosa nasal e se manifesta em qualquer faixa etária, desde crianças e adolescentes até adultos e idosos1.

O corpo é rápido em identificar um agente externo intruso, embora nem todos causem de fato um dano. Porém, pessoas propensas a ter alergia respiratória à poeira devido a características genéticas, geralmente, manifestam sintomas1.

Se você faz parte desse grupo, continue lendo o artigo e entenda o que é, os principais sintomas e como aliviar alergia à poeira.

O que é a alergia à poeira?

A alergia à poeira é um tipo de alergia respiratória, chamada também de rinite alérgica, que acontece devido a uma desordem no sistema imunológico, que desencadeia uma hipersensibilidade sintomática de tipo I2.

Quando agentes alérgenos ambientais (presença de pó, ácaros, cheiro forte, frio, mofo, flores e tempo seco) interagem com anticorpos IgE (imunoglobulina E - uma proteína que está presente no sangue em baixas concentrações) específicos, são liberadas histaminas que provocam espirros e coriza, reações típicas da alergia2,3.

Esse tipo de resposta tem caráter genético. Ou seja, uma pessoa com casos de alergia à poeira na família é mais propensa a manifestar sintomas do que outras sem histórico familiar2.

Os sintomas podem se manifestar em qualquer idade, porém é mais frequente em crianças e adolescentes, afetando bastante a qualidade de vida2.

Leia também: Como parar de espirrar? Causas e como amenizar uma crise.

Quais são os sintomas de alergia à poeira?

A alergia respiratória gera sintomas bastante característicos quando o organismo é exposto aos agentes alérgenos que a estimula. Assim, se houver acúmulo de pó em casa e você for faxinar, provavelmente terá um ou mais dos sintomas abaixo. Confira!

Espirros

Os espirros são o principal, senão o primeiro sintoma da alergia a poeira que se manifesta. Porém, o sintoma tem características particulares: são muitos e em sequência. Em números, são de 20 a 30 espirros seguidos1.

Então, para uma pessoa alérgica, isso é um sinal de que ela está em um ambiente ou exposta a um fator que desencadeia a reação alérgica1.

Coriza ou nariz entupido

Outro sintoma que sempre acompanha os espirros é a coriza líquida e abundante. A secreção nasal se forma quando a mucosa está inflamada ou irritada. Sua função principal é ajudar o corpo a expulsar o agente infeccioso ou alérgeno do organismo1,4.

Por isso, após uma salva de espirros, faça a limpeza das vias respiratórias, uma vez que, assim, os ácaros da poeira serão eliminados ao assoar o nariz4.

No processo alérgico, o nariz ainda pode ficar entupido. A congestão nasal é justamente um efeito da obstrução das vias respiratórias pelo muco da coriza, bloqueando a passagem de ar e a respiração5.

Leia mais: O que é bom para nariz escorrendo? Causas + cuidados

Coceira nos olhos, nariz e garganta

A coceira nos olhos, nariz e garganta também é um sintoma incômodo para os alérgicos à poeira. Durante a crise alérgica, os anticorpos afetam os mastócitos, células cheias de histamina, que são derramadas nessas áreas de mucosa, além do céu da boca6.

A liberação da substância é o que causa a coceira e os espirros, típicos da alergia6.

Olhos vermelhos, lacrimejantes e inchados

O contato com os agentes que causam alergia pode deixar os olhos vermelhos, lacrimejantes e inchados. Os sintomas são resultados da irritação a qual o organismo está exposto1.

Os vasos sanguíneos superficiais são pequenos e quando aumentam a vermelhidão fica perceptível. Olhos lacrimejantes e o inchaço na região podem indicar a chegada de uma possível crise1

Outros sintomas menos comuns

Geralmente, a alergia a poeira vai desencadear os sintomas descritos acima, porém, outros menos comuns podem se manifestar como:

  • tosse;
  • dificuldade para respirar ou falta de ar;
  • chiado no peito;
  • erupções cutâneas ou urticária.

Para garantir uma boa avaliação médica, observe detalhes dos episódios alérgicos, como início e duração dos sintomas, frequência, ocorrência (sazonal ou perene), fatores que desencadeiam e agravam a crise, histórico familiar e características do ambiente (casa, trabalho etc.)2.

Como aliviar a alergia respiratória à poeira?

Para aliviar problemas respiratórios com a poeira, o controle/higiene ambiental é um fator essencial para evitar a exposição a alérgenos que potencializam os sintomas acima. Confira o que fazer para cuidar do ambiente em que mora ou frequenta.

1. Limpeza e ambiente doméstico

O primeiro passo para aliviar os episódios de alergia à poeira é fazer a limpeza do ambiente doméstico com frequência para evitar o acúmulo de pó do ambiente. Dessa forma, o processo de limpeza fica mais confortável e não ataca a alergia2.

Outro cuidado importante para os alérgicos que melhora a qualidade do ambiente é não colocar tapetes e carpetes que acumulem poeira e ácaros. Outra dica é reduzir a umidade dos cômodos usando purificadores de ar com filtros HEPA2.

2. Cuidados com roupas de cama

A roupa de cama também merece atenção especial para evitar crises de alergia devido à poeira. Siga as seguintes dicas:

  • lave os lençóis e fronhas regularmente com água quente2;
  • não deixe a cama exposta, cubra com a colcha2;
  • use edredom no lugar de cobertores, pois acumulam menos pó/ácaros2;
  • coloque capa antiácaro em colchões e travesseiros (tire e lave a cada 15 dias)2.

3. Controle de exposição

Quem é sensível à poeira precisará deixar alguns itens de fora do quarto. Os principais são: bichos de pelúcia, livros e brinquedos em excesso, pois acumulam pó facilmente. Além disso, evite a entrada de animais de estimação no quarto2.

Outra solução que evita crises alérgicas é usar máscara durante a limpeza, principalmente quando precisar limpar locais fora de casa2.

4. Medicação

Os medicamentos antialérgicos, entre eles os anti-histamínicos e descongestionantes, são fundamentais para aliviar os episódios de alergia, reduzindo os sintomas respiratórios rapidamente2.

Um dos medicamentos de NeoQuímica recomendado para cuidar das alergias é Desrinite, cujo princípio ativo é o cloridrato de fexofenadina. O remédio alivia os principais sintomas, como espirros, nariz entupido, coceira, coriza, vermelhidão e alergias de pele7.

O alívio é rápido e o remédio age durante 24 horas no organismo, proporcionando conforto em longo prazo, sem gerar sonolência7.

5. Consulta médica

Quando a alergia à poeira causa efeitos prolongados, sem alívio com a medicação usual, é fundamental consultar um alergista para avaliar as características do quadro e fazer um tratamento específico. Por isso, observe atentamente como o seu corpo se comporta.

Desrinite. cloridrato de fexofenadina. Indicações: para o alívio das manifestações alérgicas. MS 1.5584.0606.002-8. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Setembro/2024.