Tratamentos

Pernas cansadas: causas, quando se preocupar e dicas para melhorar

22/12/2022

Imagem do post Pernas cansadas: causas, quando se preocupar e dicas para melhorar

É só ir para a cama que você começa a sentir suas pernas cansadas? Essa sensação de peso pode acontecer por diversos fatores, como devido ao excesso de esforço ou por conta de alterações na circulação.¹

Por não ser um problema alarmante, como uma febre alta ou uma fratura, muitas pessoas ignoram o sintoma e buscam soluções paliativas para melhorar o incômodo momentaneamente.

Porém, a sensação de pernas cansadas pode ser um sinal do seu organismo de que algo não está indo bem. Por isso, buscar por mais informações e uma avaliação médica é indispensável.

A seguir, entenda mais sobre esse sintoma, quais as possíveis causas e como evitar. Vamos lá!

Sinto minhas pernas cansadas, o que pode ser?

A primeira causa que pode ser associada à sensação de pernas cansadas é a má circulação, resultado de problemas no sistema circulatório.¹

A Insuficiência Venosa Crônica (IVC) é uma condição que geralmente tem a “perna pesada” como um de seus sintomas.²

Além disso, fatores como um esforço físico exagerado e doenças crônicas, como a fibromialgia e o lúpus, podem causar essa sensação ao final ou começo do dia.¹

Por ser um sintoma que pode aparecer por questões simples (depois de praticar uma atividade física) ou por questões mais sérias, como alterações no fluxo sanguíneo¹, o diagnóstico médico é primordial caso a sensação seja frequente.

Abaixo, veja alguns motivos para sentir as pernas pesadas no dia a dia.

Principais causas da sensação de pernas cansadas ao acordar

1. Insuficiência Venosa Crônica

A IVC é uma condição que pode surgir quando há uma alteração no fluxo do sangue para o coração.²

Em veias saudáveis, o sangue sai do coração, corre pelo corpo, desce para as pernas e depois retorna para o coração.²

No entanto, em alguns casos, como na Insuficiência Venosa Crônica, esse fluxo pode ser interrompido, fazendo com que o sangue não seja bombeado de volta

Isso acontece quando as válvulas venosas, responsáveis por mandar o sangue para cima, ficam fracas ou se danificam, não conseguindo direcionar o fluxo sanguíneo no sentido certo.²

Essa condição pode causar diversos sintomas, dentre eles, a sensação de pernas cansadas e pesadas.²

Os principais fatores de risco para a IVC são:²

  • Alterações hormonais;
  • Sedentarismo e obesidade;
  • Passar muito tempo sentado ou de pé;
  • Envelhecimento.

2. Doenças Vasculares Periféricas

Além da Insuficiência Venosa Crônica, outras doenças relacionadas a distúrbios de circulação podem te deixar com as pernas cansadas, como as doenças vasculares periféricas, que normalmente afetam os membros inferiores.³

Nesses casos, o problema não é o dano de nenhuma válvula, mas o estreitamento das veias e artérias, deixando o fluxo sanguíneo menor e/ou mais lento.³

Uma das doenças vasculares mais comuns é a aterosclerose, em que placas de gordura depositadas nas veias atrapalham ou bloqueiam a passagem do sangue.4

A trombose também é um exemplo de doença vascular que pode causar essa sensação no final do dia ou ao acordar.3,4

3. Doenças crônicas

Doenças como a diabetes, lúpus e fibromialgia também podem gerar essa sensação.¹

Pessoas com diabetes podem sentir dores e outros incômodos nas pernas, tendo ou não um motivo aparente. Normalmente isso acontece devido ao comprometimento da circulação.5

Já no caso do lúpus, a rigidez muscular é um sintoma frequente que, quando atinge as pernas, pode causar a ideia de que os membros inferiores estão pesados.6

Na fibromialgia o sintoma mais comum é a dor, o que pode te deixar com a sensação de cansaço e fadiga nos músculos. Por isso, a sensação de cansaço nas pernas também pode aparecer durante crises de fibromialgia.7

4. Questões comportamentais

Pode ser que o sintoma não esteja relacionado com nenhuma doença, mas isso deve ser diagnosticado e eliminado por um profissional da saúde.

Em alguns casos, pode acontecer de você sentir as pernas cansadas depois de passar muito tempo em uma mesma posição

Ou após experimentar um esporte novo, ou aumentar a carga ou repetições durante uma atividade física. Situações esporádicas também podem causar a sensação, como subir e descer escadas muitas vezes em um único dia.

Por isso, é importante se atentar a frequência com que o sintoma aparece

Uma única vez não necessariamente indica que você está enfrentando problemas circulatórios, mas se a sensação é constante, pode ser um sinal do seu organismo.

Como aliviar pernas cansadas?

Se você está com as pernas pesadas, com certeza está pensando no que fazer para se livrar dessa sensação desagradável.

A boa notícia é que existem alguns cuidados caseiros que podem te ajudar a melhorar o incômodo.

Vale lembrar que eles não substituem o cuidado profissional, após um diagnóstico médico, para excluir qualquer condição que possa trazer complicações para sua saúde.

Em geral, algumas medidas que ajudam a amenizar o cansaço das pernas após um longo dia são:

1. Faça um alongamento: ficar muito de pé ou sentado pode te deixar com dor nas pernas, e nesse caso, fazer alguns alongamentos podem ajudar a resolver o problema, além de melhorar a circulação.

2. Coloque as pernas para cima: elevar as pernas pode diminuir o incômodo, já que essa simples troca de posição irá ajudar a manter o fluxo de sangue como deve ser.

3. Use meias de compressão: esse item pode ser um aliado para melhorar a sensação, já que reduz a pressão nos membros inferiores, além de contribuir para um bom fluxo sanguíneo.

4. Tome um banho quente: um banho quentinho pode ajudar a relaxar a musculatura, o que é muito bom para quem está com a sensação de peso nas pernas.

5. Faça compressas de gelo: principalmente se, além do cansaço, você perceber a perna inchada, o gelo pode ajudar a diminuir o edema e melhorar a circulação.

Dica extra: vá ao médico!

Se mesmo com todos os cuidados, você continuar sentindo sua perna cansada, é hora de procurar por um especialista para entender o que está acontecendo.

Além de avaliar sua condição clínica, o médico poderá receitar medicamentos que irão aliviar a dor e melhorar a circulação, como os antivaricosos, caso essa seja a causa do seu problema.8

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas e te ajude a aliviar essa sensação. Se você gostou, aproveite para conferir outros artigos no blog da Neo Química para aprender mais sobre saúde.

1. Pinto PC, Rodrigues LM. An Experimental In Vivo Model to Characterize “Heavy Legs” Symptom in Topical Formulations. Dermatology Research and Practice [Internet]. 2009;2009:547039. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2877621/. Acesso em outubro/2022.


2.Youn YJ, Lee J. Chronic venous insufficiency and varicose veins of the lower extremities. The Korean Journal of Internal Medicine. 2019 Mar 1;34(2):269–83. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6406103/. Acesso em outubro/2022.


3. Gul F, Janzer SF. Peripheral Vascular Disease [Internet]. PubMed. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK557482/.Acesso em outubro/2022.


4. Thanassoulis G, Afshar M. Aterosclerose [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2019. Disponível em https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/distúrbios-do-coração-e-dos-vasos-sanguíneos/aterosclerose/aterosclerose. Acesso em outubro/2022.


5. Schreiber AK. Diabetic neuropathic pain: Physiopathology and treatment. World Journal of Diabetes [Internet]. 2015;6(3):432. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4398900/. Acesso em outubro/2022.


6. Isenber DA, Snaith ML. Muscle Disease in systemic lupus erythematosus: a study of its nature, frequency and cause. The Journal of Rheumatology [Internet]. 1981 Nov 1;8(6):917–24. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7328567/. Acesso em outubro/2022.


7. Bhargava J, Hurley JA. Fibromyalgia [Internet]. PubMed. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK540974/. Acesso em outubro/2022.


8. Campbell B. Varicose veins and their management. BMJ : British Medical Journal [Internet]. 2006 Aug 5;333(7562):287–92. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1526945/. Acesso em outubro/2022.