Tratamentos

Resistência muscular: o que é, sua importância e como aumentar a sua com exercícios simples

19/01/2023

Imagem do post Resistência muscular: o que é, sua importância e como aumentar a sua com exercícios simples

Para quem se interessa por um estilo de vida saudável ou já está pensando em envelhecer com mais qualidade de vida, saber o que é resistência muscular é indispensável.

Ter mais resistência física pode proporcionar diversos benefícios para a saúde¹, e não está apenas relacionado à prática de exercícios.

Até mesmo para subir escada e andar sem cansar, duas tarefas simples do dia a dia, você precisa ter uma boa resistência muscular. ¹

Para quem pratica esportes, ela está diretamente associada à boa performance. Por isso, se você ainda não sabe como melhorar sua resistência física e quais exercícios podem te ajudar, chegou a hora de descobrir.

O que é resistência muscular?

A resistência muscular é a capacidade de fazer um movimento, muitas vezes exercendo força, de forma repetitiva e constante por um período de tempo predeterminado. ¹

Em outras palavras, a resistência muscular ou resistência física, como você também pode chamar, é a sua capacidade de vencer o cansaço. ¹

Esse termo é muito associado à prática de esportes e atividades físicas.

Uma pessoa com boa resistência consegue realizar um exercício pelo maior tempo possível, sem diminuir a qualidade da execução. ¹

Esse é um caso de um corredor profissional, por exemplo, que precisa chegar até a linha de chegada o mais rápido possível. Para isso, ele precisa ser ágil, sem diminuir o ritmo.

A resistência muscular é o que permite que ele execute os mesmos movimentos repetidamente sem se lesionar ou chegar à fadiga muscular. ¹

Qual a diferença entre força e resistência muscular?

Agora que você sabe o que é resistência muscular, está na hora de entender o conceito de força. Afinal, por mais que ambos sejam muito confundidos, não são a mesma coisa.

A força muscular é a quantidade máxima de tensão que você consegue fazer para realizar um movimento. ²

Já a resistência, como vimos, é o quanto você consegue se manter fazendo o mesmo movimento ou na mesma posição sem se cansar facilmente. ¹

Vamos à um exemplo para ficar mais claro: imagine que você esteja fazendo um agachamento com barra.

A quantidade de peso que você consegue segurar durante o exercício é a sua força, e quantas vezes você consegue agachar segurando esse peso é a sua resistência.

Pode ser que você seja uma pessoa forte, mas esteja com a resistência baixa ou vice-versa. A boa notícia é que ambas as habilidades são treináveis e podem ser melhoradas.

Por que devo me preocupar em ter mais resistência física?

Depois de entender mais sobre o que é resistência física e força, provavelmente você está se perguntando por que isso é importante.

Em especial se você não pratica esportes ou atividades físicas, esse assunto pode parecer pouco importante. Porém, é aí que você se engana!

Mesmo que você não seja um atleta, aumentar a sua resistência muscular é fundamental para ter mais saúde e fazer coisas simples do dia a dia.³

Pense em quantos lances de escada você consegue subir sem se cansar ou precisar parar. Muitos? Ou basta subir alguns degraus para você se sentir exausto? E segurar seus filhos no braço? Você consegue ficar horas dando colo para seu bebê?

Esses são apenas exemplos simples de como a resistência muscular importa.

Indo mais além, ela é fundamental para um envelhecimento saudável e com mais autonomia. Os músculos ajudam desde manter a postura ereta até fazer um movimento simples como andar. ¹

Se você tem uma boa resistência e força muscular, consequentemente tem mais facilidade para realizar atividades, sejam elas da vida diária ou relacionada a esportes.2,3

Ter músculos fortes e resistentes protegem o corpo de fraturas, lesões, quedas e até do aparecimento de doenças, como a osteoporose e a artrose. ³

Como ganhar força e resistência muscular?

Ficou claro como a resistência física é fundamental para a saúde, não é? Então, que tal entender como você pode conseguir um aumento de força e resistência?

Não há outra forma de melhorar essas habilidades se não estiver treinando. Você só consegue se tornar mais forte e resistente com a prática e o esforço. ¹

Bom seria se pudéssemos aumentar esses pontos comendo ou tomando algo, não é? Mas, infelizmente, esse não é o caso.

Por isso, o primeiro passo para ganhar força e resistência é começar uma atividade física ou um esporte.

Para aumentar a força, você deve optar por exercícios que exijam força e possa ter a carga aumentada gradativamente. Esse é o caso da musculação, por exemplo.

Já a resistência pode ser trabalhada tanto na musculação quanto em atividades mais livres, como a corrida e o ciclismo.

Nesse caso, você pode trabalhar de duas formas:

  1. Aumento de repetições4: ao invés de fazer 3 séries de 12 repetições no agachamento, por exemplo, você pode fazer 2 séries de 30 agachamentos.
  2. Aumento do tempo de contração do músculo5: ao invés de fazer várias repetições de abdominal, você pode trocar uma série pela abdominal prancha, se mantendo nele pelo maior tempo que conseguir.

Melhores exercícios de resistência muscular

Já que para melhorar a resistência tem que exercitar, agora vamos mostrar alguns exercícios e atividades físicas que você pode começar a praticar.

Na hora de executá-los, não se esqueça de ir aumentando o número de repetições gradativamente. Aqueles que você conseguir manter mais tempo em contração também podem te ajudar.4,5

Ah, lembre-se também que o segredo da resistência muscular é fazer a atividade por mais tempo, mas sem perder a qualidade da execução

Alguns exercícios que podem te ajudar a ter melhores resultados no aumento da resistência física são:

  1. Corrida;
  2. Ciclismo;
  3. Pular corda;
  4. Subir escada;
  5. Abdominal;
  6. Flexão;
  7. Polichinelo;
  8. Agachamento;
  9. Pilates;
  10. Musculação.

Treino de resistência muscular acima dos 50 anos

Após os 50 anos, é normal ter uma baixa resistência muscular, pois com o tempo nosso corpo vai perdendo força e resistência.6

E isso se agrava nos casos de pessoas que não tiveram hábitos saudáveis ao longo da vida, sem exercitar o corpo e os músculos.6

A boa notícia é que você pode melhorar isso! Nunca é tarde para começar a se cuidar e melhorar a saúde.

Alguns exercícios e esportes que podem ser interessantes para pessoas acima de 50 anos são:

  • Hidroginástica;
  • Natação;
  • Ginástica localizada;
  • Pilates;
  • Musculação.

Antes de começar a praticar, não deixe de conversar com seu médico para entender qual o exercício mais indicado para você, além de compreender qual a intensidade e frequência mais interessantes.

Especialmente para quem já possui problemas de saúde, a orientação é fundamental para evitar complicações e lesões. Afinal, esse não é o objetivo!

Gostou de aprender mais sobre o cuidado com os músculos? Agora você sabe o que é resistência muscular e como você pode aumentá-la.

Se você quer saber mais sobre saúde, continue acompanhando o blog da Neo Química. São diversos conteúdos que irão te ajudar a levar uma vida mais saudável e feliz. Confira!

Miorrelax. cafeína, citrato de orfenadrina e dipirona monoidratada. Indicações: alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional. MS 1.5584.0073. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dezembro/2022.

1. Kojima Y, et al. Effects of hyperoxia on dynamic muscular endurance are associated with individual whole-body endurance capacity. Murias JM, editor. PLOS ONE. 2020 Apr 21;15(4):e0231643. Disponível em https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0231643. Acesso em setembro/2022.


2. Suchomel TJ, Nimphius S, Bellon CR, Stone MH. The Importance of Muscular Strength: Training Considerations. Sports Medicine. 2018 Jan 25;48(4):765–85. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29372481/. Acesso em setembro/2022.


3. de la Motte SJ, Gribbin TC, Lisman P, Murphy K, Deuster PA. Systematic Review of the Association Between Physical Fitness and Musculoskeletal Injury Risk. Journal of Strength and Conditioning Research. 2017 Nov;31(11):3218–34. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28796127/. Acesso em setembro/2022.


4. Radaelli R, Fleck SJ, Leite T, Leite RD, Pinto RS, Fernandes L, et al. Dose-Response of 1, 3, and 5 Sets of Resistance Exercise on Strength, Local Muscular Endurance, and Hypertrophy. Journal of Strength and Conditioning Research. 2015 May;29(5):1349–58. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25546444/. Acesso em setembro/2022.


5. Janik F, Toulotte C, Seichepine AL, Masquelier B, Barbier F, Fabre C. Isometric Strength Database for Muscle Maximal Voluntary Endurance Field Tests: Normative Data. Sports Medicine - Open. 2021 Jul 12;7(1). Disponível em https://sportsmedicine-open.springeropen.com/articles/10.1186/s40798-021-00338-2. Acesso em setembro/2022.