Antivaricosos
Sob prescrição médica
Princípio Ativo
Diosmina 450mg + Hesperidina 50mg
Apresentações
Indicações
FLAVONID é destinado ao: -Tratamento das manifestações da insuficiência venosa crônica, funcional e orgânica, dos membros inferiores; -Tratamento dos sintomas funcionais relacionados à insuficiência venosa do plexo hemorroidário; -No período pré e pós-operatório de safenectomia (retirada cirúrgica da veia safena) para alívio dos sinais e sintomas resultantes deste procedimento; -Alívio da dor pélvica crônica associada à Síndrome da Congestão Pélvica.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Registro MS: 1.5584.0254.002-5
Registro MS: 1.5584.0254.001-7
Flavonid é um remédio que serve para o tratamento de diversos problemas de circulação.
Um deles é a insuficiência venosa crônica, funcional e orgânica, doença que afeta os membros inferiores e causa desconforto e inchaço nas pernas, erupção, descoloração e até úlceras na pele.
O remédio também é incluído no protocolo de tratamento dos sintomas funcionais relacionados à insuficiência venosa do plexo hemorroidário, estruturas do canal anal que protegem do traumatismo causado pela evacuação.
Flavonid serve também para o alívio da dor crônica na pélvis causada pela Síndrome de Congestão Pélvica, uma condição relacionada a veias varicosas próximas ou nos ovários.
Outro tratamento no qual o remédio é incluído é no período pré e pós-operatório de safenectomia (retirada cirúrgica da veia safena) para alívio dos sintomas resultantes deste procedimento.
O tratamento e manejo dos sintomas decorrentes de problemas circulatórios devem ser acompanhados por um médico especialista na área para que os cuidados sejam efetivos e seguros.
A posologia de Flavonid varia conforme a condição circulatória que está sendo tratada com o medicamento.
Nos casos de doença venosa crônica, a dosagem padrão é de 2 comprimidos ao dia, 1 pela manhã e outro à noite. O recomendado é que as drágeas sejam ingeridas durante as refeições, por pelo menos seis meses, ou conforme a prescrição definida pelo médico.
Nos 4 primeiros dias da crise hemorroidária aguda, a posologia é de 6 comprimidos ao dia e, depois, de 4 comprimidos ao dia durante 3 dias. Após este período, a dosagem cai para 2 comprimidos ao dia por, no mínimo, 3 meses ou pelo prazo recomendado na prescrição médica.
No período de pré-operatório da safenectomia, a dosagem indicada é de 2 comprimidos ao dia, administrados durante 4 a 6 semanas ou segundo a recomendação do médico. Já no pós-operatório, são administrados 2 comprimidos por dia durante 4 semanas ou pelo tempo definido pelo médico.
No tratamento da dor pélvica crônica, a posologia usual é de 2 comprimidos ao dia durante 4 a 6 semanas, ou conforme a prescrição médica.
O principal cuidado para fazer o uso seguro de Flavonid é respeitar os horários, as doses, a duração do tratamento e não interromper o uso sem informá-lo.
Além disso, os comprimidos não devem ser partidos, abertos ou mastigados. Coloque a drágea na boca e tome um pouco de água para facilitar a ingestão.
As pessoas que têm hipersensibilidade previamente conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula não devem utilizar Flavonid. Outra contraindicação do medicamento é para uso em crianças e adolescentes com menos de 18 anos.
O remédio é recomendado apenas para adultos. Idosos maiores de 65 anos podem seguir as posologias usuais indicadas para pacientes menores que este limite idade.
O uso de Flavonid durante e após a gestação é considerado seguro. Um estudo realizado com 50 mulheres com crise hemorroidária que tomaram o remédio 8 semanas antes e até 4 semanas após o parto registrou alívio dos sintomas agudos a partir do quarto dia de tratamento.
As varizes são um tipo de insuficiência venosa crônica, relacionado a problemas circulatórios, portanto, Flavonid é bom para aliviar os sintomas decorrentes do quadro, como inchaço, dor, peso, cãibras, cansaço e queimação nas pernas durante o repouso, entre outros.
A diosmina e a hesperidina, os princípios ativos da fórmula, são flavonoides extraídos de plantas. Eles agem no organismo melhorando a circulação venosa (que traz o sangue dos tecidos para o coração para ser reoxigenado) e diminuindo a permeabilidade dos vasos sanguíneos.
Um estudo realizado com 160 pacientes, que tomaram uma dose diária de 1.000 mg durante 2 meses, registrou já no primeiro mês redução significativa na intensidade dos sintomas, como desconforto, peso, dor, cãibras noturnas, sensação de inchaço, vermelhidão/cianose, calor/queimação, sinais clínicos.
Outra pesquisa maior, que durou 2 anos, estudou 5,052 pacientes com sintomas de insuficiência venosa crônica, com ou sem refluxo venoso (problema vascular em que o sangue deixa de fluir na direção do coração).
Tomando uma dose diária de 1.000 mg, o grupo, especialmente os pacientes com refluxo venoso, obtiveram melhoras de todos os sintomas (peso nas pernas, dor, cãibras e formigamento).
Outro resultado do tratamento foi a avaliação positiva do índice de Qualidade de Vida em todo grupo, com melhora progressiva dos sintomas tanto de casos mais graves quanto de casos mais leves de insuficiência venosa crônica.
Os problemas de varizes atingem, em média, 38% na população brasileira, sendo mais comum em mulheres (45%) do que em homens (40%), segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Por isso, é fundamental o problema com um especialista.
Em caso de esquecimento de uma das doses de Flavonid no horário indicado pelo médico no receituário, tome o medicamento assim que se lembrar.
Porém, antes, verifique quando deveria ter tomado a dose e quanto tempo se passou. Isso porque, caso já esteja perto da dose seguinte, pule a que foi perdida e tome a próxima no horário correto. Não dobre a dosagem para compensar.
Dessa forma, você continua o esquema posológico definido pelo médico normalmente. Fique atento para evitar esquecimentos frequentes, pois isso pode comprometer a eficácia do tratamento.
Caso tenha dúvidas sobre como proceder, peça orientação do farmacêutico ou entre em contato com seu médico, ou cirurgião-dentista, para ajustar o cronograma e continuar tomando Flavonid de forma segura.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Registro MS: 1.5584.0254.002-5
1. Bula do medicamento Flavonid.
2. Estimativa SBACV – SBACV [Internet]. Disponível em: https://sbacv.org.br/imprensa/estimativas/. Acesso em dezembro de 2023.