Dor e Febre
Isento de prescrição
Princípio Ativo
Dipirona monoidratada 1g
A Dipirona monoidratada é uma substância anti-inflamatória não esteroide (AINE) que tem ação analgésica (combate a dor) e antipirética (alivia a febre) potente.
O medicamento é bastante popular no Brasil, sendo classificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como seguro e liberado, inclusive, para gestantes, lactentes e crianças.
A dipirona pode ser utilizada para aliviar dores de cabeça, dores reumáticas, dores pós-operatórias e como remédio para cólica intestinal, menstrual e outros tipos.
A ação da substância no organismo é rápida e acontece no sistema nervoso central e no sistema nervoso periférico. O ativo inibe a produção de substâncias, como prostaciclinas, tromboxanos e prostaglandinas que estão envolvidas na percepção da dor.
Apresentações
Indicações
Este medicamento é indicado como analgésico (para dor) e antitérmico (para febre).
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Registro MS: 1.5584.0582.001-0
É indicado para o tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.
Os comprimidos de Mirador devem ser ingeridos inteiros, sem mastigar, apenas com o auxílio de um pouco de água.
A dose padrão recomendada para adultos e adolescentes acima de 15 anos é de meio a um comprimido, no máximo, 4 vezes ao dia.
Caso uma dose única não proporcione o efeito esperado ou se o efeito analgésico diminuir, uma nova dose pode ser administrada, sempre respeitando o modo de usar descrito acima, assim como o limite diário.
É possível interromper o tratamento a qualquer momento sem causar danos à saúde devido à retirada da medicação.
Os pacientes com insuficiência nos rins ou no fígado devem ser orientados por um médico, além de não utilizar altas doses de Mirador. Para tratamentos em curto prazo, não é necessário diminuir a dose.
Para tirar dúvidas sobre o medicamento, busque a orientação de um farmacêutico. Caso os sintomas não desapareçam, procure atendimento médico.
O Mirador funciona como remédio para cólica graças a ação da dipirona. Tão logo a substância é metabolizada pelo organismo, ela se torna ativa.
Dessa forma, a dipirona age impedindo a ação da enzima COX-2 que faz parte da ciclo-oxigenase, o processo orgânico responsável por causar dor e febre quando o corpo sofre com um trauma ou inflamação.
Além disso, a dipirona também tem efeito espasmolítico. Ou seja, age diminuindo as contrações musculares fortes e involuntárias dos músculos do trato gastrointestinal, da bexiga, do útero e do estômago.
Assim, Mirador é um medicamento eficaz para o alívio de cólicas nas regiões indicadas acima, aliviando espasmos e reduzindo a dor associada a cólicas.
Outra vantagem da Dipirona é que ela se dissolve rapidamente no organismo, sendo absorvida e distribuída por meio dos tecidos até o ponto certo para concluir sua ação e eliminar os sintomas.
Caso esteja seguindo uma posologia específica recomendada pelo seu médico e se esquecer de tomar uma dose, tome assim que se lembrar.
Antes cheque o receituário e verifique quanto tempo passou do horário prescrito. Se já estiver próximo da dose seguinte, aguarde o horário e tome o remédio para manter os intervalos determinados pelo modo de usar indicado pelo médico.
Não é recomendado dobrar a dose seguinte para compensar a que foi esquecida. Organize-se um método para se lembrar dos horários do remédio e seguir o tratamento corretamente.
Em caso de dúvidas, procure orientação de seu médico, de um farmacêutico ou do cirurgião-dentista.
1. Bula do medicamento Mirador.
2. Knappmann AL, Melo EB de. Qualidade de medicamentos isentos de prescrição: um estudo com marcas de dipirona comercializadas em uma drogaria de Cascavel (PR, Brasil). Ciência & Saúde Coletiva. 2010 Nov;15(suppl 3):3467–76. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/HNPDvRVPgmszCpNChfK9XDR/?lang=pt. Acesso em dezembro de 2023.