Saber o que causa rinite pode te ajudar a evitar sintomas incômodos, como espirros, congestão nasal e tosse.
Nesse contexto, é importante ter em mente que a rinite é a inflamação e o inchaço da membrana mucosa do nariz, e pode ser causada por um resfriado comum ou por uma alergia sazonal¹.
Porém, é fundamental ir mais a fundo nos agentes causadores da patologia para entender como evitá-los, certo? Pensando nisso, desenvolvemos este artigo.
Ao longo deste post, vamos falar com detalhes sobre o conceito e as principais causas da rinite, bem como caminhos possíveis para tratá-la.
Boa leitura!
O que é rinite?
A rinite é uma inflamação (e não uma infecção), das superfícies que revestem o nariz, o ouvido interno e os seios da face ².
Quando acometido por uma crise de rinite, o paciente geralmente tem ambas as narinas comprometidas e desenvolve sintomas, como espirros e nariz entupido com coriza e coceiras ².
Isso ocorre porque o nariz funciona como um filtro do nosso sistema respiratório. Quando entra em contato com sustâncias irritantes ou tóxicas, com potencial de prejudicar o funcionamento dos órgãos responsáveis pela respiração (sobretudo os pulmões), o nariz desencadeia as reações para tentar bloquear a entrada de tais partículas no organismo.5
Também é importante saber que a rinite pode ou não ter como causadores os agentes alérgenos ².
Quais são os tipos de rinite?
Existem vários tipos de rinite: alérgica, como sazonal, perene,não-alérgica e infecciosa ³.
A seguir, falamos mais sobre cada uma delas:
- Rinite alérgica: provocada por reações alérgicas a substâncias conhecidas como alérgenos;
- Sazonal: tem relação com o pólen de árvores, gramíneas e ervas daninhas. É chamada de rinite sazonal justamente por ocorrer com mais frequência na primavera e no outono, quando os elementos causadores estão em maior abundância no ar.
- Rinite alérgica perene: é causada por alérgenos ativos durante todo o ano. As principais causas desse tipo de rinite são ácaros, mofo, pêlos de animais e detritos de baratas.
- Não-alérgica: neste caso, a rinite não é causada por alérgenos, mas sim por elementos, como fumaça, produtos químicos ou outras condições ambientais. Além destes, fatores como alterações hormonais, desvio de septo e uso excessivo de sprays nasais também podem desencadear a rinite não-alérgica.
- Rinite infecciosa: é possivelmente o tipo mais comum de rinite. Também é conhecido como resfriado comum ou Infecção Respiratória Superior. Ocorre quando um vírus de resfriado se instala nas membranas mucosas do nariz e nas cavidades nasais e causa uma infecção.
Quais são os sintomas da rinite?
Os sintomas comuns da rinite alérgica são semelhantes aos de gripes e resfriados4 e incluem:
- coceira no nariz;
- espirros;
- nariz escorrendo ou entupido;
- olhos irritados, vermelhos e lacrimejantes;
- tosse;
- coceira no céu da boca.
No caso da rinite alérgica, os sintomas geralmente iniciam minutos após o contato com o alérgeno. E se você se pergunta “o que acontece quando a rinite ataca?”, saiba: a rinite alérgica é a resposta do nosso sistema imunológico a um fator ambiental desencadeante¹.
O que causa rinite?
Resfriados e alergias são as causas mais comuns da rinite. Além disso, os desencadeantes ambientais mais habituais para quadros de rinite alérgica são mofo, pólen, pós, ervas, árvores e animais¹.
Existe cura para a rinite?
Infelizmente, não há cura para a rinite. Entretanto, é possível adotar algumas medidas que ajudem a prevenir as crises e a controlar os sintomas.5
Qual o melhor remédio para rinite?
Antes de buscar por remédios que tratam a patologia, sobretudo em sua versão alérgica, é importante investigar as substâncias alérgenas e evitar o contato com elas.
Além disso, há medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas e até a prevenir as crises, e vacinas antialérgicas que reduzem a sensibilidade aos desencadeadores das crises.5
Como evitar crises de rinite alérgica?
Agora que você já sabe o que causa rinite, fica mais fácil encontrar caminhos para evitar a incidência das crises. Aqui vão algumas recomendações úteis para se prevenir dos sintomas indesejados5
- Evite vassouras e espanadores. Adote aspiradores com filtro e utilize pano úmido para fazer a limpeza do ambiente doméstico;
- Mantenha os ambientes de alta permanência (casa e trabalho) sempre limpos e arejados e expostos ao sol;
- Se for fazer limpezas “pesadas” (esvaziar armários, estantes de livros, encaixotar itens), use máscaras;
- Evite o uso de materiais como carpete, cortinas de tecido, tapetes e almofadas que acumulam poeira;
- Higienize roupas de cama semanalmente, bem como as roupas guardadas há muito tempo antes de usá-las;
- Pratique atividades físicas regularmente e adote hábitos saudáveis e equilibrados;
- Gerencie os acessos dos animais de estimação, restringindo, sobretudo, a permanência nos cômodos onde dormem os alérgicos;
- Hidrate-se bem;
- Caso os sintomas persistam, procure um médico especialista no assunto.
Entendeu o que é rinite e quer aliviar os sintomas do quadro? Conheça as soluções da Neo Química indicadas para o alívio das manifestações alérgicas. Gostou do conteúdo? Continue informando-se em nosso blog.