A gravidez é um momento repleto de realizações, mas também pode trazer inseguranças. À medida que o corpo passa por mudanças para gerar uma nova vida, é natural experimentar sintomas e sensações novas. Entre eles, está a dor nas pernas na gravidez.
Conforme o corpo se adapta às transformações físicas e hormonais da gestação, é comum sentir desconforto e dor nas pernas, além de inchaço e cãibras.
Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre a dor nas pernas na gravidez. Quer entender melhor por que isso acontece e descobrir maneiras de aliviar esse desconforto?
Então, continue a leitura!
O que faz as pernas ficarem inchadas?
O inchaço durante a gravidez acontece porque o seu corpo precisa reter mais água do que o normal durante esse período. Isso significa que o inchaço pode ocorrer em diversas partes do corpo, não apenas nas pernas. ¹
Além disso, o nível de alguns hormônios presentes na gravidez se eleva, fazendo com que as veias do corpo se dilatem mais, aumentando esse inchaço. ²
Apesar do inchaço acometer diversas partes do corpo, as pernas, tornozelos e pés costumam ser os locais mais afetados. ¹
Isso se deve tanto à pressão do útero, que pode afetar o fluxo sanguíneo nas pernas, quanto ao excesso de esforço, principalmente ao ficar muito tempo em pé ou em dias de muito calor.¹
Esse inchaço também favorece o aparecimento de edemas e varizes, e pode causar dor e sensação de pernas cansadas e pesadas. ²
É por isso que, após um dia um pouco mais quente ou mais cansativo, você pode experimentar mais dor e inchaço que o normal.
Pernas inchadas na gravidez é normal?
Sim, ter pernas inchadas na gravidez é normal. Como você viu, esse é um processo natural do corpo durante esse período. No entanto, nem todos experimentam os mesmos sintomas. Algumas mulheres podem sentir maior inchaço ou dor do que outras. ²
Por exemplo, esse sintoma é mais comum em mulheres com histórico de problemas circulatórios, que ficam muito tempo em pé no dia a dia ou que sofrem de sedentarismo. Ou seja, que não praticam atividade física regularmente. ²
Vale destacar que não é porque um sintoma é considerado normal que ele não deve ser relatado para o médico ou ser negligenciado. É muito importante acompanhar todas as mudanças do seu corpo durante esse período junto a um especialista. ²
Isso porque, em alguns casos, o inchaço repentino e excessivo e a dor extrema podem ser indicativos de quadros mais sérios, como hipertensão, eclâmpsia e trombose venosa profunda. ²
Agora, se você sofre com o desconforto causado pelo inchaço, confira a seguir nossas dicas de como aliviar a dor nas pernas na gravidez!
Como aliviar a dor nas pernas na gravidez? 4 dicas
Como você viu, a dor nas pernas na gravidez, causada por inchaço, geralmente é normal. No entanto, isso não quer dizer que não seja incômoda.
É por isso que separamos 4 dicas do que fazer quando achar necessário dar um alívio para as suas pernas! ¹ ² ³
- Mantenha suas pernas elevadas: deite-se com as pernas para cima por alguns minutos, isso ajuda na circulação e pode aliviar a dor causada pelo inchaço.
- Faça uma massagem: uma massagem pode ajudar também a aliviar a dor, ainda mais a drenagem linfática, que ajuda na movimentação dos líquidos acumulados.
- Use sapatos e calças confortáveis: usar sapatos, calças e meias apertadas pode piorar a dor. Prefira peças mais largas e confortáveis.
- Repouse quando sentir dor: se possível, não se mantenha em pé por muito tempo quando sentir dor causada pelo inchaço, tente repousar.
E como diminuir inchaço nas pernas e pés na gravidez? Separamos mais 4 dicas sobre isso também!
Como diminuir inchaço nas pernas e pés na gravidez?
Não necessariamente quem sofre com o inchaço vai sentir dor nas pernas na gravidez, mas isso não quer dizer que não sinta outros sintomas, como cansaço nas pernas e o próprio incômodo do inchaço, certo?
Se o inchaço das pernas por si só te incomoda, também há dicas que você pode seguir para aliviá-lo.¹ ² ³
- Use meias de compressão: as meias de compressão são ótimas aliadas para as grávidas, uma vez que ajudam na circulação das pernas, melhorando o inchaço.
- Mantenha-se hidratada: beber água ajuda a diluir a retenção de líquido, além de indicar para o corpo que ele deve eliminar o excesso de água acumulada.
- Evite ficar muito tempo em pé: ficar excessivamente em pé piora o inchaço das pernas, portanto, evite.
- Pratique atividade física: praticar uma atividade física de leve a moderada também ajuda a fortalecer a musculatura das pernas e promove a circulação sanguínea.
Que tipo de dor não é normal na gravidez?
É muito importante ficar atenta a todos os sintomas durante uma gravidez e relatá-los ao seu médico. De modo geral, não é bom sentir um aumento súbito de inchaço no rosto, mãos ou pés, fortes dores de cabeça, dor intensa logo abaixo das costelas, febre e vômitos associados a esses sintomas.1 4
Se você tiver algum desses sintomas, ligue para o seu médico ou procure um atendimento clínico imediatamente.4
O que fazer para aliviar a dor nas pernas durante a gravidez?
Como você viu neste artigo, existem uma série de ações que ajudam a aliviar a dor nas pernas durante a gravidez.
Se a dor ainda persistir, o seu médico pode receitar algum medicamento para dor se achar necessário. ¹
Agora que você já conhece mais sobre a dor nas pernas na gravidez e como aliviá-la, fica mais fácil procurar um atendimento médico especializado, não é mesmo?
Esperamos que essas informações tenham sido úteis para te ajudar a entender melhor o assunto. Se gostou, aproveite para conferir nossos outros artigos e saiba como cuidar melhor da sua saúde!